CORRIDA HISTÓRICA DE PARNAMIRIM
HISPORTS Eventos Esportivos
28/12/2019
Base Aérea Parnamirim, Parnamirim, RN, Brasil
ENTREGA DE KITS E DEMAIS INFORMAÇÕES
Entrega de kits:
SEXTA, 27/12 09:00 as 19:00
SÁBADO 28/12 08:00 as 12:00
Local: Uninassau Parnamirim (Av. João XXIII, 704 – Cohabinal, Parnamirim/RN).
OBS: Levar documento de identificação com foto
.
Arena do evento:
Local: Em frente à base aérea de Parnamirim (Rua Brigadeiro Luiz Antônio)
.
Largada do dia 28 de Dezembro, Sábado:
Todas as distâncias: 15h45min
.
Hidratação da Prova:
Teremos 1 Ponto no percurso de 5km, 2 Pontos para o percurso de 10km e 1 Ponto na chegada de todos os atletas.⠀
.
Seguro atleta e atendimento de emergência:
- Todos os atletas estão segurados pela capemisa.
- A equipe de urgências e emergências será fornecido pela secretaria de Saúde de Parnamirim
.
Excelente prova a todos!
SEXTA, 27/12 09:00 as 19:00
SÁBADO 28/12 08:00 as 12:00
Local: Uninassau Parnamirim (Av. João XXIII, 704 – Cohabinal, Parnamirim/RN).
OBS: Levar documento de identificação com foto
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Arena do evento:
Local: Em frente à base aérea de Parnamirim (Rua Brigadeiro Luiz Antônio)
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Largada do dia 28 de Dezembro, Sábado:
Todas as distâncias: 15h45min
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Hidratação da Prova:
Teremos 1 Ponto no percurso de 5km, 2 Pontos para o percurso de 10km e 1 Ponto na chegada de todos os atletas.⠀
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Seguro atleta e atendimento de emergência:
- Todos os atletas estão segurados pela capemisa.
- A equipe de urgências e emergências será fornecido pela secretaria de Saúde de Parnamirim
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Excelente prova a todos!
SOBRE O EVENTO
PARNAMIRIM CORRIDA HISTÓRICA é um evento de Corrida de Rua, com as distâncias de 5km e 10km, com premiação para Elite e para as faixas etárias, masculino e feminino, além de premiação para atletas com deficiência.
O evento entra na programação da Semana da Preservação da Memória Histórica e Cultural de Parnamirim, comemorando o aniversário da Cidade, que em 2019 completa 61 anos de sua emancipação política, enaltecendo o grande orgulho dos cidadãos Parnamirinenses com o Slogan “Eu Amo Parnamirim”.
Todos os atletas inscritos receberão medalhas de participação, além do kit que contem uma belíssima camisa 100% poliamida, número de peito, chip de cronometragem eletrônica e sacolinha.
A largada está prevista para 15:45 em frente ao portão da Base Aérea, localizado na Rua Dr. Luis Antônio, Parnamirim/RN.
As inscrições são limitadas e vão até o dia 24/12, ou enquanto durarem as vagas.
Haverá premiação para os 5 primeiros colocados, além de premiação para os 03 primeiros de cada categoria. (ver regulamento)
Informações sobre entrega de kits e local de retirada, serão divulgadas a partir do dia 14/12 através dos veículos de comunicação da Prefeitura de Parnamirim, além do site www.hisports.com.br
VALORES E PRAZOS
PRIMEIRO LOTE, ATÉ 06/12/2019:
- R$ 40,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
- R$ 40,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
SEGUNDO LOTE, DE 07/12/2019 A 17/12/2019:
- R$ 50,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
* O alimento deverá ser entregue no momento da retirada do kit
- R$ 50,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
* O alimento deverá ser entregue no momento da retirada do kit
KIT ATLETA
O kit atleta é composto por: 1 Camisa em Poliamida + 1 número de peito + 1 chip de cronometragem eletrônica + medalha de participação (entregue ao fina do evento) + 1 sacola plástica. O valor de R$40,00 será até o dia 10/12/2019. Após isso, passará para R$50,00.
HISTÓRIA DE PARNAMIRIM
Há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 (ano da invasão holandesa), com várias referências a topônimos que hoje fazem parte do município de Parnamirim. O Rio Pitimbu, com seus nomes antigos, é uma delas. Porém, apesar das distribuições feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidalgos por propriedades, as terras de Parnamirim permaneceram inaproveitadas e despovoadas por séculos.
Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como ?a planície de Parnamirim? e fazia parte do Engenho Cajupiranga.
Em 1927, o português Manuel Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guarapes, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Cajupiranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas. Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.
No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.
Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale - CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique - CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao "município", o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.
Nesse mesmo período, foi construída "uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu", facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado. Essa estrada, na verdade, era uma estrada carroçável que saía do caminho que levava ao porto dos Guarapes, em Macaíba, passava pelo engenho Pitimbu e acompanhava a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo.
Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do "aeroporto de Parnamirim".
Em 1933, a Air France absorveu todas as companhias privadas de aviação civil. Novos investimentos foram feitos no campo e a companhia estatal francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso, onde hoje estão as instalações da Base Aérea de Natal. A partir daí, ficou reconhecida a importância de Parnamirim para o desenvolvimento da aviação internacional.
Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o governo Vargas se viu forçado a assinar um acordo de defesa mútua (julho de 1941), ceder as áreas para a instalação de bases norte-americanas no Nordeste (outubro de 1941), romper relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão (janeiro de 1942) e, por fim, em 22 de agosto, declarar guerra aos países do Eixo. A construção das bases naval e aérea, em Natal, seria fruto desses acordos.
Para manter as aparências da participação conjunta nos esforços de guerra e salvar a auto-estima brasileira, o governo criou por decreto a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para o surgimento da cidade de Parnamirim. A pista de pouso das companhias comerciais dividia ao meio o campo de Parnamirim. Os brasileiros ficaram com o lado oeste, onde já estavam as instalações da Air France e da companhia de aviação italiana (LATI), desativadas desde o início da guerra na Europa. Eram instalações modestas demais para atender o esforço de guerra dos aliados e os americanos preferiram ocupar o lado leste. Lá, eles estavam construindo um novo campo, a Base Leste: Parnamirim Field, o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viria a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.
Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o "teatro de operações" (o norte da África e o sul da Europa), onde a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampoline of Victory.
Somente em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição da Alemanha, a Base Leste foi entregue a Força Aérea Brasileira. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.
Para não deixar o Brasil por fora dos conhecimentos tecnológicos que a corrida espacial certamente traria à humanidade, o presidente Jânio Quadros criou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE). Como conseqüência, em 12 de outubro de 1965, o Ministério da Aeronáutica oficializou a criação do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), instalado em área do município de Parnamirim, e que nos dez anos seguintes, deu a Natal a fama de "Capital Espacial do Brasil", desenvolvendo vários projetos internacionais em parceria com a NASA. Um dos motivos que levar am à escolha do Nordeste para a instalação de uma base brasileira de lançamento de foguetes já é conhecido e comprovado pela sua posição estratégica em relação ao tráfego aéreo entre a Europa, Norte da África e Estados Unidos.
Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como ?a planície de Parnamirim? e fazia parte do Engenho Cajupiranga.
Em 1927, o português Manuel Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guarapes, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Cajupiranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas. Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.
No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.
Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale - CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique - CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao "município", o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.
Nesse mesmo período, foi construída "uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu", facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado. Essa estrada, na verdade, era uma estrada carroçável que saía do caminho que levava ao porto dos Guarapes, em Macaíba, passava pelo engenho Pitimbu e acompanhava a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo.
Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do "aeroporto de Parnamirim".
Em 1933, a Air France absorveu todas as companhias privadas de aviação civil. Novos investimentos foram feitos no campo e a companhia estatal francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso, onde hoje estão as instalações da Base Aérea de Natal. A partir daí, ficou reconhecida a importância de Parnamirim para o desenvolvimento da aviação internacional.
Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o governo Vargas se viu forçado a assinar um acordo de defesa mútua (julho de 1941), ceder as áreas para a instalação de bases norte-americanas no Nordeste (outubro de 1941), romper relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão (janeiro de 1942) e, por fim, em 22 de agosto, declarar guerra aos países do Eixo. A construção das bases naval e aérea, em Natal, seria fruto desses acordos.
Para manter as aparências da participação conjunta nos esforços de guerra e salvar a auto-estima brasileira, o governo criou por decreto a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para o surgimento da cidade de Parnamirim. A pista de pouso das companhias comerciais dividia ao meio o campo de Parnamirim. Os brasileiros ficaram com o lado oeste, onde já estavam as instalações da Air France e da companhia de aviação italiana (LATI), desativadas desde o início da guerra na Europa. Eram instalações modestas demais para atender o esforço de guerra dos aliados e os americanos preferiram ocupar o lado leste. Lá, eles estavam construindo um novo campo, a Base Leste: Parnamirim Field, o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viria a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.
Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o "teatro de operações" (o norte da África e o sul da Europa), onde a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampoline of Victory.
Somente em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição da Alemanha, a Base Leste foi entregue a Força Aérea Brasileira. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.
Para não deixar o Brasil por fora dos conhecimentos tecnológicos que a corrida espacial certamente traria à humanidade, o presidente Jânio Quadros criou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE). Como conseqüência, em 12 de outubro de 1965, o Ministério da Aeronáutica oficializou a criação do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), instalado em área do município de Parnamirim, e que nos dez anos seguintes, deu a Natal a fama de "Capital Espacial do Brasil", desenvolvendo vários projetos internacionais em parceria com a NASA. Um dos motivos que levar am à escolha do Nordeste para a instalação de uma base brasileira de lançamento de foguetes já é conhecido e comprovado pela sua posição estratégica em relação ao tráfego aéreo entre a Europa, Norte da África e Estados Unidos.
Maior Cajueiro do Mundo
Praia de Pirangi
Sede da Prefeitura de Parnamirim
Foto antiga da base aérea.
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Igreja Matriz
REGULAMENTO
PARNAMIRIM CORRIDA HISTÓRICA é um evento de Corrida de Rua, com as distâncias de 5km e 10km, com premiação para Elite e para as faixas etárias, masculino e feminino, além de premiação para atletas com deficiência a ser realizada no dia 28 de dezembro de 2019, com largada prevista para 15:45 em frente ao portão da Base Aérea de Parnamirim, na Rua Dr. Luis Antônio.
1. REGRAS GERAIS DO EVENTO
A. Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.
B. Hidratação – A organização da prova oferecerá pontos de hidratação durante o percurso e 1 ponto na chegada da prova, exclusivamente para atletas inscritos no evento.
C. Percurso – O competidor é obrigado a permanecer no percurso indicado pela organização, sob pena de punição ou desclassificação para quem burlar o mesmo. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade do atleta ter conhecimento e permanecer no percurso designado.
D. Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros.
E. Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.
F. Aptidão – Todo atleta declara estar apto a participar desse evento, devendo o mesmo possuir o atestado de aptidão física, emitido por um médico cardiologista, liberando-o a participar do evento, declarando estar em plenas condições físicas para a competição. Caso o atleta não tenha esse documento, caso seja solicitado pela produção da prova o mesmo estará isentando totalmente a organização de possíveis ocorrências quanto a não observância de suas próprias limitações físicas e psicológicas, sendo ele (o atleta) o único responsável por eventuais problemas desta natureza que vier a ocorrer com ele próprio.
G. Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade máxima será desclassificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver) e/ou pontuação de ranking (quando houver).
GRAU PUNIÇÃO 5km PUNIÇÃO 10km
MÍNIMA 1min 2min
MÉDIA 2min 4min
GRAVE 4min 8min
GRAVÍSSIVA Desclassificação Desclassificação
*A decisão da gravidade da ocorrência ficará a critério da organização, em decisão soberana, não cabendo recurso.
H. Tempo Limite – O tempo limite da prova é de 1h45min.
O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período.
I. Cronometragem – A cronometragem será realizada por uma equipe específica e será através de Chips. Os chips serão entregues no kit. O Chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para um funcionário da organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, neste caso, o responsável pelas consequências.
J. Alteração – O atleta poderá alterar sua categoria, ou solicitar substituição para outro participante, com até 7 dias do evento, mediante pagamento de taxa no valor de R$30,00. Com menos de 7 dias para o evento, não será mais permitido estas trocas e alterações.
L. Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, poderá perder o direito aos prêmios.
M. Kit do atleta – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, é necessário que a terceira pessoa esteja de posse do documento de identificação do atleta que irá participar da prova e essa terceira pessoa está limitada a retirar no máximo 2 kits.
N. Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. O termo também poderá ser preenchido no dia da entrega do kit. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização.
O. Comprovante de Inscrição – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o comprovante de inscrição que recebe pelo e-mail como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com hisports16@gmail.com
P. Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.
Q. Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação no evento.
R. Numeração – O número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de 5 minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.
S. Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.
T. Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.
U. A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.
2. INFORMAÇÕES DAS MODALIDADES
A. Nenhum atleta poderá mudar nem transferir a inscrição para outro atleta. As inscrições são pessoais e intransferíveis. Sem exceções. Cada atleta deverá ler atentamente o regulamento antes de proceder com seu pedido de inscrição.
B. O número do atleta deve ser usado da seguinte forma:
A frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito. O atleta que não estiver com seu número na frente do corpo será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma penalidade mínima. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá penalidade média no tempo final da prova.
3. NÚMERO DE PEITO E CHIP
O número de peito do atleta e o chip de cronometragem eletrônica servem para identificar o participante, de acordo com seu tempo, faixa etária, distância, sexo e categoria, por isso, não é permitido a troca de números entre atletas, sem antes comunicar a organização do evento.
4. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO
Não haverá premiação pecuniária no evento.
As categorias disponíveis serão:
• Percurso 5km
• Percurso 10km
• PCD 5km (pessoa com deficiência)
• PCD 10km (pessoa com deficiência)
A. PREMIAÇÃO
Os cinco primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada, no masculino e no feminino, dos 5km e dos 10km, saem automaticamente da categoria de idade e são denominados “ELITE”, recebendo troféus.
As faixas etárias cadastradas serão:
Até 29 anos
30 a 39
40 a 49
50 a 59
60 acima
* Os 3 primeiros atletas no masculino e no feminino de cada faixa etária, receberão troféus.
* Atletas com deficiência serão subdivididos em Cadeirantes ou Andantes, sendo premiados os 3 primeiros, masculino e feminino.
B. Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha de conclusão da prova.
5. RESULTADO DA PROVA E RECURSO
A. Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e apresentados.
B. Em caso de empate será escolhido para critério de desempate, a idade, onde o atleta mais velho prevalecerá sobre o atleta mais novo.
6. PAGAMENTO, VALORES E INSCRIÇÕES
A. As inscrições serão feitas pelo site www.hisports.com.br entre 13 de novembro e 17 de dezembro de 2019.
B. Prazos para confirmação de pagamento: - Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema. - Pagamentos via cartão de crédito são aprovados em 5 minutos.
C. Os pagamentos feitos com boleto após o vencimento não serão reconhecidos.
D. VALORES
PRIMEIRO LOTE, ATÉ 06/12/2019:
- R$ 40,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
SEGUNDO LOTE, DE 07/12/2019 A 17/12/2019:
- R$ 50,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
7. CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
A. O atleta inscrito poderá solicitar o cancelamento de sua participação na prova em até 7 dias após a confirmação de sua inscrição. Será descontado o valor de R$ 20,00 e o saldo, depositado em conta indicada pelo atleta.
B. Após 7 dias, o atleta não terá direito a qualquer ressarcimento.
C. O reembolso do valor será feito em até 30 dias da data da confirmação do pagamento.
D. Cancelamento com menos de 30 dias da realização do evento não será devolvido nem ressarcido qualquer valor.
E. O participante declara estar ciente das regras e está apto à participar da competição.
REGULAMENTO
PARNAMIRIM CORRIDA HISTÓRICA
PARNAMIRIM CORRIDA HISTÓRICA é um evento de Corrida de Rua, com as distâncias de 5km e 10km, com premiação para Elite e para as faixas etárias, masculino e feminino, além de premiação para atletas com deficiência a ser realizada no dia 28 de dezembro de 2019, com largada prevista para 15:45 em frente ao portão da Base Aérea de Parnamirim, na Rua Dr. Luis Antônio.
1. REGRAS GERAIS DO EVENTO
A. Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.
B. Hidratação – A organização da prova oferecerá pontos de hidratação durante o percurso e 1 ponto na chegada da prova, exclusivamente para atletas inscritos no evento.
C. Percurso – O competidor é obrigado a permanecer no percurso indicado pela organização, sob pena de punição ou desclassificação para quem burlar o mesmo. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade do atleta ter conhecimento e permanecer no percurso designado.
D. Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros.
E. Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.
F. Aptidão – Todo atleta declara estar apto a participar desse evento, devendo o mesmo possuir o atestado de aptidão física, emitido por um médico cardiologista, liberando-o a participar do evento, declarando estar em plenas condições físicas para a competição. Caso o atleta não tenha esse documento, caso seja solicitado pela produção da prova o mesmo estará isentando totalmente a organização de possíveis ocorrências quanto a não observância de suas próprias limitações físicas e psicológicas, sendo ele (o atleta) o único responsável por eventuais problemas desta natureza que vier a ocorrer com ele próprio.
G. Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade máxima será desclassificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver) e/ou pontuação de ranking (quando houver).
GRAU PUNIÇÃO 5km PUNIÇÃO 10km
MÍNIMA 1min 2min
MÉDIA 2min 4min
GRAVE 4min 8min
GRAVÍSSIVA Desclassificação Desclassificação
*A decisão da gravidade da ocorrência ficará a critério da organização, em decisão soberana, não cabendo recurso.
H. Tempo Limite – O tempo limite da prova é de 1h45min.
O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período.
I. Cronometragem – A cronometragem será realizada por uma equipe específica e será através de Chips. Os chips serão entregues no kit. O Chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para um funcionário da organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, neste caso, o responsável pelas consequências.
J. Alteração – O atleta poderá alterar sua categoria, ou solicitar substituição para outro participante, com até 7 dias do evento, mediante pagamento de taxa no valor de R$30,00. Com menos de 7 dias para o evento, não será mais permitido estas trocas e alterações.
L. Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, poderá perder o direito aos prêmios.
M. Kit do atleta – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, é necessário que a terceira pessoa esteja de posse do documento de identificação do atleta que irá participar da prova e essa terceira pessoa está limitada a retirar no máximo 2 kits.
N. Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. O termo também poderá ser preenchido no dia da entrega do kit. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização.
O. Comprovante de Inscrição – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o comprovante de inscrição que recebe pelo e-mail como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com hisports16@gmail.com
P. Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.
Q. Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação no evento.
R. Numeração – O número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de 5 minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.
S. Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.
T. Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.
U. A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.
2. INFORMAÇÕES DAS MODALIDADES
A. Nenhum atleta poderá mudar nem transferir a inscrição para outro atleta. As inscrições são pessoais e intransferíveis. Sem exceções. Cada atleta deverá ler atentamente o regulamento antes de proceder com seu pedido de inscrição.
B. O número do atleta deve ser usado da seguinte forma:
A frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito. O atleta que não estiver com seu número na frente do corpo será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma penalidade mínima. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá penalidade média no tempo final da prova.
3. NÚMERO DE PEITO E CHIP
O número de peito do atleta e o chip de cronometragem eletrônica servem para identificar o participante, de acordo com seu tempo, faixa etária, distância, sexo e categoria, por isso, não é permitido a troca de números entre atletas, sem antes comunicar a organização do evento.
4. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO
Não haverá premiação pecuniária no evento.
As categorias disponíveis serão:
• Percurso 5km
• Percurso 10km
• PCD 5km (pessoa com deficiência)
• PCD 10km (pessoa com deficiência)
A. PREMIAÇÃO
Os cinco primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada, no masculino e no feminino, dos 5km e dos 10km, saem automaticamente da categoria de idade e são denominados “ELITE”, recebendo troféus.
As faixas etárias cadastradas serão:
Até 29 anos
30 a 39
40 a 49
50 a 59
60 acima
* Os 3 primeiros atletas no masculino e no feminino de cada faixa etária, receberão troféus.
* Atletas com deficiência serão subdivididos em Cadeirantes ou Andantes, sendo premiados os 3 primeiros, masculino e feminino.
B. Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha de conclusão da prova.
5. RESULTADO DA PROVA E RECURSO
A. Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e apresentados.
B. Em caso de empate será escolhido para critério de desempate, a idade, onde o atleta mais velho prevalecerá sobre o atleta mais novo.
6. PAGAMENTO, VALORES E INSCRIÇÕES
A. As inscrições serão feitas pelo site www.hisports.com.br entre 13 de novembro e 17 de dezembro de 2019.
B. Prazos para confirmação de pagamento: - Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema. - Pagamentos via cartão de crédito são aprovados em 5 minutos.
C. Os pagamentos feitos com boleto após o vencimento não serão reconhecidos.
D. VALORES
PRIMEIRO LOTE, ATÉ 06/12/2019:
- R$ 40,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
SEGUNDO LOTE, DE 07/12/2019 A 17/12/2019:
- R$ 50,00 + 1 QUILOS DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL;
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E IDOSOS TEM DIREITO A 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO;
7. CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
A. O atleta inscrito poderá solicitar o cancelamento de sua participação na prova em até 7 dias após a confirmação de sua inscrição. Será descontado o valor de R$ 20,00 e o saldo, depositado em conta indicada pelo atleta.
B. Após 7 dias, o atleta não terá direito a qualquer ressarcimento.
C. O reembolso do valor será feito em até 30 dias da data da confirmação do pagamento.
D. Cancelamento com menos de 30 dias da realização do evento não será devolvido nem ressarcido qualquer valor.
E. O participante declara estar ciente das regras e está apto à participar da competição.